terça-feira, 9 de junho de 2009

Ele faz jornalismo na web

Por Camila Peres
“A internet é uma tentação muito forte”. Essa afirmativa é do webjornalista Ricardo Noblat. No bate papo entre Noblat e estudantes de comunicação social da Universidade Católica de Brasília, realizado dia 25 de maio, ele fez várias ressalvas sobre como escrever um bom jornalismo no ambiente virtual.Há 6 anos o jornalista possui um blog político e, desde então, seu veículo é base para pautar outros canais de comunicação. O jornalista instrui que é preciso ter muito cuidado nas matérias publicadas porque “senão você fica sujeito ao erro e derrapa em informações falsas”.ExemploO blog do Noblat foi o primeiro veículo de comunicação a publicar o caso de Paula Oliveira – a brasileira, de 26 anos, que conta ter sido agredida por um bando de skinheads, na Suíça. O fato é que ele deu o furo, os demais veículos também deram e depois surgiu a questão da não agressão. Paula poderia ter se retalhado e os veículos tiveram que voltar atrás na apuração que até hoje não foi desencadeada!
Cabe então o dito popular : TODO CUIDADO É POUCO!

2 comentários:

  1. A palestra com o jornalista Ricardo Noblat enfatizou bastante a postura jornalística e também a cobrança a respeito de saber escrever bem e para isso o profissional deve ler bastante.
    Além dos compromissos profissionais, é preciso ter compromisso com os princípios da Profissão; ser honesto e piedoso, correr atrás da história e contar os fatos principais, que seja o mais próximo do acontecido.
    A Atualização é fundamental.

    Sabrinna Albernáz

    ResponderExcluir
  2. Isso mesmo Sabrina. As dicas do Noblat, se seguidas, ajudam o prossional a ser grande dentro do jornalismo, a ter respeito para com a sociedade.

    ResponderExcluir